Sistema de Respiração!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O cérebro.

O cérebro ou telencéfalo, juntamente com o diencéfalo, constitui o prosencéfalo. Ele é a região mais anterior ou, especialmente em humanos, a mais superior do sistema nervoso central dos vertebrados. "Telencéfalo" é referência à estrutura embrionária que desenvolve-se formando o "cérebro" maduro. O telencéfalo dorsal, ou pallium, desenvolve tornando-se o córtex cerebral, e o telencéfalo ventral, ou subpallium, torna-se os gânglios da base. O cérebro é divido em dois hemisférios cerebrais - direito e esquerdo - que são simétricos.

É importante diferenciar cérebro de encéfalo, este é o conjunto de estruturas do sistema nervoso central dentre as quais está o cérebro.

O cérebro é o maior órgão do sistema nervoso e o mais desenvolvido.Nele existm bilhões de neurônios.É ele que nos permite, por exemplo, aprender novas informações ou memorizá-las, pois é o centro da inteligência e do aprendizado. Quando vivenciamos alguma situação, alguns neurônios gravam informações, como se estivessem registrando em um caderno. Se ultilizarmos pouco essas informações, logo elas serão apagadas da memória; caso contrário, elas são guardadas por mais tempo.

O cérebro coordena ações, como a fala, o pensamento, o movimento, além de perceber e decodificar as informações captadas pelos órgãos dos sentidos. Outras sensações, como a de dor, também são coordenadas pelo cérebro.

O cérebro está dividido em duas partes, chamadas hemisférios. O hemisfério cerebral direito controla algumas atividades específicas, como a criatividade, as habilidades artísticas e o lado esquerdo do corpo. O hemisfério esquerdo controla atividades relacionadas ao cálculo, ao raciocínio e o lado direito do corpo.